quarta-feira, 27 de junho de 2012

Não sou o único preocupado com a privacidade!

Seguindo o assunto sobre privacidade iniciado outro dia (ver aqui), vou compartilhar o que já descobri sobre as alternativas ao Dropbox (e demais serviços de sincronização de arquivos) que prezam pela privacidade.

O primeiro é o Wuala. É um proposta bem interessante e bem diferente do normal. De acordo com as informações, os nossos arquivos são criptografados ANTES de serem enviados e depois de enviados são quebrados em várias partes, ficando cada parte em um servidor diferente. E mais importante, a chave para abrir os arquivos NÃO É TRANSMITIDA. Ou seja, apenas você teria acesso aos arquivos.

Parece muito bom, mas NÃO testei ainda. A dúvida que eu tenho é se toda essa propaganda é verdadeira. Quem me garante que minha chave de criptografia não será enviada? Sei lá. Vamos ver se posteriormente mudo de ideia e dou uma chance para o serviço.

Outro serviço muito interessante (e esse eu JÁ TESTEI) é o Owncloud. A proposta nesse caso é ter um servidor de cloud local, sem necessidade de que seus arquivos sejam enviados para um servidor externo. No meu caso, instalei o Owncloud em um servidor LAMP (para quem não sabe o que é LAMP, dá uma olhada aqui).

Funcionou muito bem no meu computador, mas ainda não tive tempo para testar a fundo.

Bom saber que existem essas alternativas.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

E se todos pularem da ponte, você também pula?

Ir com a maioria NUNCA é garantido, pelo contrário, é  a forma mais fácil de estar errado. Sempre ouvi isso e sempre concordei. Mais recentemente ouvi que "toda unanimidade é burra". Também faz sentido.

Estou falando disso porque vi um exemplo muito bom para demonstrar esse  conceito. Recomendo assistir com grande atenção:

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Privacidade, pra que te quero?!

Please!
Imagem por hyku via Flickr
Na contramão da maioria das pessoas, existem uns poucos que ainda se preocupam com a questão da privacidade. Me incluo nesse seleto grupo, mesmo estando longe daqueles mais radicais (estou no Facebook e uso celular). Mas sempre que penso a respeito, tenho a tendencia de achar que já fui longe demais...

Até que ponto compensa abrir mão da privacidade em favor da praticidade? Essa resposta eu não tenho, mas o que faço é evitar qualquer coisa que não me seja absolutamente útil e que não tenha alternativa que preze pela privacidade. Por exemplo, não uso de forma alguma os serviços do tipo check-in do Facebook ou Latitude do Google (inclusive, eu acho esses serviços a coisa mais idiota que já surgiu, mas falo disso outro dia, se der vontade). Também evito usar os serviços de cloud computing que sincronizam arquivos do seu computador com um servidor externo (Dropbox, Ubuntu One, Live Mesh, etc.). Desses, até hoje eu usei apenas o Ubuntu One, e ainda assim para sincronizar arquivos que não considero críticos (minha planilha de orçamento, por exemplo, jamais).

Talvez a minha fórmula não seja a melhor e alguns até digam que é inútil, uma vez que muita coisa já é pública mesmo contra a nossa vontade. Mas eu prefiro ser assim do que me entregar de boa vontade. É uma forma de, pelo menos, tentar permanecer consciente no meio disso tudo.