quarta-feira, 27 de junho de 2012

Não sou o único preocupado com a privacidade!

Seguindo o assunto sobre privacidade iniciado outro dia (ver aqui), vou compartilhar o que já descobri sobre as alternativas ao Dropbox (e demais serviços de sincronização de arquivos) que prezam pela privacidade.

O primeiro é o Wuala. É um proposta bem interessante e bem diferente do normal. De acordo com as informações, os nossos arquivos são criptografados ANTES de serem enviados e depois de enviados são quebrados em várias partes, ficando cada parte em um servidor diferente. E mais importante, a chave para abrir os arquivos NÃO É TRANSMITIDA. Ou seja, apenas você teria acesso aos arquivos.

Parece muito bom, mas NÃO testei ainda. A dúvida que eu tenho é se toda essa propaganda é verdadeira. Quem me garante que minha chave de criptografia não será enviada? Sei lá. Vamos ver se posteriormente mudo de ideia e dou uma chance para o serviço.

Outro serviço muito interessante (e esse eu JÁ TESTEI) é o Owncloud. A proposta nesse caso é ter um servidor de cloud local, sem necessidade de que seus arquivos sejam enviados para um servidor externo. No meu caso, instalei o Owncloud em um servidor LAMP (para quem não sabe o que é LAMP, dá uma olhada aqui).

Funcionou muito bem no meu computador, mas ainda não tive tempo para testar a fundo.

Bom saber que existem essas alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário