sábado, 5 de maio de 2012

A favor da esmola - argumentos para os contrários "honestos"

Como eu disse no último post (ver aqui), existem pessoas honestas entre os que defendem que as doações sejam feitas para "instituições de caridade ou para os  fundos governamentais que cuidam dos pobres" ao invés de serem feitas diretamente para o pedinte. Essas pessoas acreditam realmente que essa é a melhor forma  de agir. São estes que eu gostaria de responder aqui.

Nesses casos, quando estou falando com alguém "honesto",  creio  que a divergência de opiniões esteja em dois pontos que considero errados:

1° as pessoas contrárias à esmola acreditam que quem pede esmola é uma pessoa normal, que precisaria "se emendar", "criar vergonha na cara", "mudar de vida". Quem pensa dessa forma acredita que o fato das pessoas darem esmola  seria um incentivo para que esses "vagabundos" continuem na mesma situação.

Na minha opinião, isso é falso na maioria dos casos. Pelo pouco que conheço, as pessoas que pedem esmolas são  pessoas que se envergonham de pedir. Pelo menos é  o que dizem as pessoas que já trabalharam de alguma forma (servindo sopa, doando cobertores, etc.) com moradores de rua.

Mas se sentem vergonha, por que então continuam na mendicância? Acredito que o problema dessas pessoas seja de ordem psicológica, talvez a ausência de uma estrutura psicológica que  seja  normal em outras pessoas, uma estrutura que os  capacite a levar uma vida normal (isto é,  trabalhar, assumir responsabilidades, constituir família, etc.).

2° as pessoas contrárias à esmola acreditam que as instituições de caridade vão resolver o problema descrito no ponto anterior. Eu não acredito, justamente porque  eu acredito  que o problema deles seja muito mais complexo do que uma simples "vagabundice".

Agora, com relação aos fundos criados pelo governo, eu acho que qualquer um que cita essa opção em lugar da esmola é um perfeito estúpido (ainda que seja honesto). Como alguém pode achar que é melhor dar R$ 1,00 nas mãos de um político do  que dar R$ 1,00 diretamente para um necessitado? Quanto desse dinheiro dado para políticos vai chegar nas mãos de quem realmente precisa? Ora essa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário