terça-feira, 20 de março de 2012

As aventuras de um ex-pirata

Hoje estou inspirado para compartilhar minhas experiências com a "legalidade", desde que decidi abandonar a pirataria por motivos de consciência.

O primeiro passo foi começar a utilizar o Linux. Comecei aos poucos, primeiramente instalando algumas distribuições lado a lado com o sistema "principal". Experimentei nessa época o Conectiva (que hoje se chama Mandriva) e o Kurumin, que já não existe mais. Em 2006 comecei a utilizar o Ubuntu, que desde então passou a ser o sistema principal na minha casa. Não me arrependo e não pretendo voltar para o Windows.

Mas nesse ponto, exatamente nesse primeiro passo que dei com o intuito de "legalizar" minha vida digital, eu tomei um caminho que dificultou em muito a honestidade no mundo virtual. Por mais paradoxal que possa parecer. E não é culpa do Linux. O sistema é muito bom, tem de tudo que eu preciso, mas ocorre que nem tudo é compatível com ele.

Eis minhas dificuldades nos 2 principais campos alvo da pirataria:

Para abandonar os mp3 piratas, pensei em utilizar algum serviço de streaming de músicas. Faz sentido, oras! Eu poderia ouvir as músicas que quisesse por uma mensalidade, permanecendo com a consciência tranquila. Mas isso é possível para um usuário do Linux? Só na minha cabeça de cidadão digital honesto. Na época eu era usuário do provedor Terra, então decidi utilizar o serviço de streaming do Terra, que se chama Sonora. Logo de cara descobri que o streaming desse site não era compatível com o Linux¹. Tentei de todas as formas, pesquisei, fiz testes com plugins, chorei e tudo o mais. A experiência foi tão ruim que desisti dessa m**** de streaming e decidi por comprar as músicas que eu gosto, da forma convencional. Por obvio que minha coleção de músicas cresceu de forma muito lenta nesse período, mas permaneci fiel à decisão de não baixar músicas, tendo inclusive legalizado boa parte da coleção e apagado a outra parte.

No caso dos filmes, eu não tinha alternativa alguma, até bem pouco tempo atrás. Durante todo esse tempo, então, utilizei a locadora (sorte do dono da locadora). Mas eis que recentemente surgiram alguns serviços de streaming no Brasil: Netmovies, Netflix e Terra Tv, só pra citar alguns. Escolhi um deles pra testar, o Netflix, e adivinhem só... não funciona no Linux².

Será que sou que  tenho o dedo podre, pra escolher justamente o serviço que não funciona? Sei lá, só sei que ser honesto neste mundo  não é fácil.

nota 1: essa experiência ocorreu há vários anos. Acabei de ver que agora o Sonora é compatível com o Linux (ou pelo menos  diz  ser). Talvez eu venha a dar uma nova chance para esse negócio futuramente...
nota 2: aparentemente a Netflix está trabalhando para criar um player compatível com  o Linux. Justo! Fico na torcida para que esse player saia logo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário